Instruções para renovação de matrícula

23/07/2014 12:05

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula. O resultado sairá somente no dia 06 de agosto de 2014.

A partir de sexta-feira, estaremos postando o MANUAL DE MATRÍCULAS para auxiliá-los.

Quanto aos horários, eles já estão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr em “cadastro de turmas”, porém só será possível montar a grade de disciplinas a serem cursadas a partir do dia de abertura do processo de renovação de matrículas.

As disciplinas alocadas com LIVRE junto ao horário é porque são à distância.

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

Para os formandos de 2014/2, verifiquem se irão cumprir 2880 h/a e no mínimo 360h/a de optativas. Quaisquer dúvidas, contactar à coordenação do curso.

Período de matrícula dos veteranos pela internet

25/07 a 04/08/2014

Resultado da matrícula no espelho de matrícula

06/08/14

Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet

06 a 10/08/2014

Resultado do ajuste de matrícula no sistema

12/08/14

Início do semestre 2014/2

11/08/14

Optativas da 6ª fase:

Área de Concentração em TECNOLOGIAS DIGITAIS

ARA7216 – Desenvolvimento de Sistemas para WEB

Características da arquitetura de aplicações na Web. Paradigma de desenvolvimento de aplicações para a Web. Plataformas para desenvolvimento de aplicações para a web. Banco de dados para Web. Estudo de casos.

ARA7232 – Tópicos Especiais em Tecnologias Digitais III

Introdução as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs). Historia das Telecomunicações. Componentes básicos dos sistemas de Telecomunicações. Sistemas Telefônicos. Sistemas de Comunicação via Rádio. Sistemas de Comunicação via satélites. Sistema de Comunicação via meios ópticos. Sistemas de comunicação móveis (Histórico das Comunicações Móveis. Ambiente Móvel Celular. Telefonia Móvel Digital. Tipos de Sistema Rádio Móvel: AMPS, IS-54, GSM, IS-95 e DECT (1; 2; 2,5; 3; 4G – LTE)). Redes de Comunicação de Dados de Alta Velocidade. Tecnologia de Interconexão de Redes. Redes integradas e serviços de Telecomunicações. Evolução dos sistemas de telecomunicações. Princípios e tendências.

Área de Concentração em EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL

ARA7220 – Educação à Distância II

A escolha de mídias na educação a distância. As implicações da utilização das diferentes mídias no processo de ensino aprendizagem a distância. Elaboração de Material on-line e material impresso para cursos em EaD. Diretrizes para elaboração de aulas por videoconferência. Desenvolvimento de plano de aula para cursos utilizando a videoconferência. Atividades acadêmicas utilizando a videoconferência.

ARA7221 – Informática na Educação II

Análise e inserção da informática na educação no ensino fundamental e médio. Análise de Software Educacional para conteúdos curriculares do ensino fundamental, médio e profissionalizante. Tecnologia Inclusiva. Desenvolvimento de recursos didáticos para auxiliar aos professores e alunos da rede de ensino na aplicação de software educacional que apóie o processo ensino-aprendizagem em uma área de conhecimento.

Área de Concentração em NEGÓCIOS DIGITAIS

ARA7224 – Gestão do Conhecimento

Era digital e Era do Conhecimento. Organização do conhecimento. Princípios e processos da gestão do conhecimento. Desenvolvimento de um ambiente para a gestão do conhecimento. Desenvolvimento de uma estratégia de gestão do conhecimento. Auditoria de conhecimento. Memória organizacional. Técnicas e tecnologias de suporte a gestão do conhecimento nas empresas.

ARA7226 – Plano de Negócios

Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.