Instruções para renovação de matrícula para o semestre 2017-1
A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 20 de fevereiro de 2016 no espelho de matrícula dentro do CAGR.
Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento!
Lembrando que as solicitações de disciplinas na rematrícula quando são processadas não são por ordem de chegada, e sim de acordo com o Art. 42 da resolução 17/CUn/97.
Quanto aos horários, eles estarão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr em CADASTRO DE TURMAS a partir de 07/12/2016.
NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!
Para os formandos de 2017/1, verifiquem se irão cumprir 2880 h/a e no mínimo 360h/a de optativas. Quaisquer dúvidas, contactar à coordenação do curso.
Cronograma:
ATIVIDADE | DATA |
1º Período de matrícula dos veteranos pela internet | 12/12/2016 a 19/12/2016 |
Resultado da matrícula no sistema | 20/02/2017 |
Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet | 20/02/2017 a 23/02/2017 |
Resultado do ajuste de matrícula no sistema | 03/03/2017 |
Início do semestre 2017/1 | 06/03/2017 |
Disciplinas optativas com as referidas ementas ofertadas para 2017-1:
Área de concentração em Educação e Cultura Digital
ARA7223 – Tópicos Especiais em Educação e Cultura Digital (Presencial)
EMENTA: Educação, Cultura digital e Multiculturalismo. Temas de História e cultura Afro-Brasileira e indígena. Grupos étnicos. Processos sócio-culturais de construção de identidade étnicas. Etnicidades e questões raciais, acomodações e conflitos. Sociedades pluriétnicas, cultura e política. Tecnologia e Multiculturalismo. Tecnologia e Relações Interénicas. Redes Sociais e Multiculturalismo.
Áreas de concentração em Negócios Digitais
ARA7226 – Plano de Negócios (Presencial)
EMENTA: Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.
ARA7236 – Gestão de Tecnologias
EMENTA: Planejamento estratégico do desenvolvimento tecnológico. Gestão das Tecnologias e do Capital Intelectual nas Organizações. Análises e oportunidades no Desenvolvimento Tecnológico. Organização para a tecnologia. Empreendedorismo x Gestão de Negócios. Projetos de desenvolvimento de produtos e processos de base tecnológica. Ferramentas de Gestão da Tecnologia. Engenharia simultânea. Processos, cenários e atores na Transferência de Tecnologia.
Áreas de concentração em Tecnologias Digitais
ARA7216 – Desenvolvimento de Sistemas para WEB (Presencial)
EMENTA: Características da arquitetura de aplicações na Web. Paradigma de desenvolvimento de aplicações para a Web. Plataformas para desenvolvimento de aplicações para a web. Banco de dados para Web. Estudo de casos.
ARA7232 – Tecnologias de Informação e Comunicação e Suas Evoluções
EMENTA: Introdução as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s). Historia das Telecomunicações. Componentes básicos dos sistemas de Telecomunicações. Sistemas Telefônicos. Sistemas de Comunicação via Rádio. Sistemas de Comunicação via satélites. Sistema de comunicação via meios ópticos. Sistemas de comunicação móveis. Histórico das Comunicações Móveis. Ambiente Móvel Celular. Telefonia Móvel Digital. Tipos de Sistema Rádio Móvel: AMPS, IS-54, GSM, IS-95 e DECT (1; 2; 2,5; 3; 4G – LTE)). Redes de Comunicação de Dados de Alta Velocidade. Tecnologia de Interconexão de Redes. Redes integradas e serviços de telecomunicações. Evolução dos sistemas de telecomunicações. Princípios e tendências.
LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais
Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.
Na área de concentração em Tecnologias Digitais o aluno pode optar em fazer também as disciplinas oferecidas este semestre da portaria Nº 342/PROGRAD/2013 de 05 de julho de 2013.Portaria Nº 342/PROGRAD/2013