12ª Sepex: estande do Campus Araranguá traz robôs inteligentes e sistemas de energia eólica

25/10/2013 07:45

No estande 76, os visitantes encontram amostras dos quatro cursos do Campus Araranguá. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

Os alunos do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina também estão presentes na 12ª Semana de Pesquisa e Extensão (Sepex). O objetivo dos estudantes e professores que estão no estande 76 é divulgar os quatro cursos oferecidos pelo campus: Fisioterapia, Engenharia de EnergiaEngenharia de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Segundo a coordenadora de extensão Kátia Madruga, as atividades da exposição foram pensadas para estimular a interação com os visitantes do evento.

À exemplo dos alunos de Engenharia de Computação, que trouxeram os robôs inteligentes que vêm desenvolvendo para testar seus movimentos junto ao público. Veja no vídeo abaixo um robô comandado por tablet. O objetivo é colocar cada tipo de lixo em um recipiente:

Robôs Inteligentes do LAbTec

Este é um dos robôs inteligentes que pode ser visitado no estande do Campus Araranguá. Foto: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

Já os representantes do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação aproveitam a visita dos estudantes da rede municipal para testar os três jogos eletrônicos em construção, destinados especialmente para adolescentes que estão no Ensino Médio. “Um jogo se chama Dante e foi inspirado nos livros que compõem a Divina Comédia, outro tem o objetivo de ensinar física, e o último é sobre a fauna brasileira”, explica o estudante da quarta fase Raian Alves. Os alunos trabalham nesse projeto há seis meses, têm o objetivo de finalizá-lo em fevereiro de 2014 e distribuir os jogos em escolas. Qualquer pessoa pode testar os games, basta visitar o estande.

Os estudantes de Engenharia de Energia trouxeram sistemas de energias eólica e solar em miniatura para demonstrar como ocorre a geração de energia elétrica com essas tecnologias em grande escala.

Por fim, os representantes do curso de Fisioterapia estão oferecendo um programa de avaliação, que analisa questões relacionadas à saúde do público. Além disso, promovem diariamente sessões de alongamento às 11h00 e às 18h00 no hall de entrada do evento e às 13h no palco central.

Sobre a Sepex – A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC é o maior evento de divulgação científica de Santa Catarina. Sua programação é formada por uma mostra sobre ciência, ensino e projetos de extensão em mais de 120 estandes, além de oferecer cerca de 180 minicursos e contar com apresentações culturais ao longo de todo o evento. Esta edição será realizada em uma estrutura formada pelo Centro de Convivência e uma lona em seu entorno, no campus Trindade da Universidade. O tema acompanha o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência, saúde e esporte”.

Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Fotos e vídeo: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC