Instruções para renovação de matrícula dos veteranos para 2017-2

20/06/2017 10:31

Atenção: os calouros do semestre 2017.2 já estão matriculados.

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 19 de julho de 2017 no espelho de matrícula dentro do CAGR. Além deste material, a instituição também conta com o MatrUFSC, um aplicativo web simulador de grade de horários para matrículas da graduação da UFSC.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento!

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

Para os formandos de 2017/2, verifiquem se irão cumprir 2880 h/a e no mínimo 360h/a de optativas. Quaisquer dúvidas, contactar à coordenação do curso.

Cronograma:

      ATIVIDADE  DATA
Renovação de matrícula dos veteranos pela internet 07/07/2017  a  12/07/2017
Resultado da matrícula no sistema 19/07/2017
Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet 20/07/2017 a 24/07/2017
Resultado do ajuste de matrícula no sistema 27/07/2017
Início do semestre 2017/2 31/07/2017

Disciplinas optativas com as referidas ementas ofertadas para 2017-2:

 Área de concentração em Educação e Cultura Digital

ARA7223 – Tópicos Especiais em Educação e Cultura Digital (Presencial) 

EMENTA: Educação, Cultura digital e Multiculturalismo. Temas de História e cultura Afro-Brasileira e indígena. Grupos étnicos. Processos sócio-culturais de construção de identidade étnicas. Etnicidades e questões raciais, acomodações e conflitos. Sociedades pluriétnicas, cultura e política. Tecnologia e Multiculturalismo. Tecnologia e Relações Interénicas. Redes Sociais e Multiculturalismo.

Áreas de concentração em Negócios Digitais

ARA7224 – Gestão do Conhecimento

Era digital e Era do Conhecimento. Organização do conhecimento. Princípios e processos da gestão do conhecimento. Desenvolvimento de um ambiente para a gestão do conhecimento. Desenvolvimento de uma estratégia de gestão do conhecimento. Auditoria de conhecimento. Memória organizacional. Técnicas e tecnologias de suporte a gestão do conhecimento nas empresas.

 ARA7226 – Plano de Negócios  

EMENTA: Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.

 ARA7236 –  Gestão de Tecnologias

EMENTA: Planejamento estratégico do desenvolvimento tecnológico. Gestão das Tecnologias e do Capital Intelectual nas Organizações. Análises e oportunidades no Desenvolvimento Tecnológico. Organização para a tecnologia. Empreendedorismo x Gestão de Negócios. Projetos de desenvolvimento de produtos e processos de base tecnológica. Ferramentas de Gestão da Tecnologia. Engenharia simultânea. Processos, cenários e atores na Transferência de Tecnologia.

 Áreas de concentração em Tecnologias Digitais

ARA7216 – Desenvolvimento de Sistemas para WEB (Presencial) 

EMENTA: Características da arquitetura de aplicações na Web. Paradigma de desenvolvimento de aplicações para a Web. Plataformas para desenvolvimento de aplicações para a web. Banco de dados para Web. Estudo de casos.

ARA7232 – Tecnologias de  Informação e Comunicação e Suas Evoluções

EMENTA: Introdução as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s). Historia das Telecomunicações. Componentes básicos dos sistemas de Telecomunicações. Sistemas Telefônicos. Sistemas de Comunicação via Rádio. Sistemas de Comunicação via satélites. Sistema de comunicação via meios ópticos. Sistemas de comunicação móveis. Histórico das Comunicações Móveis. Ambiente Móvel Celular. Telefonia Móvel Digital. Tipos de Sistema Rádio Móvel: AMPS, IS-54, GSM, IS-95 e DECT (1; 2; 2,5; 3; 4G – LTE)). Redes de Comunicação de Dados de Alta Velocidade. Tecnologia de Interconexão de Redes. Redes integradas e serviços de telecomunicações. Evolução dos sistemas de telecomunicações. Princípios e tendências.

Na área de concentração em Tecnologias Digitais o aluno pode optar em fazer também as disciplinas oferecidas este semestre da portaria Nº 342/PROGRAD/2013 de 05 de julho de 2013.Portaria Nº 342/PROGRAD/2013