Disciplinas optativas do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação a serem ofertadas no segundo semestre

31/08/2012 14:10

Prezados acadêmicos!

O curso de Tecnologias da Informação e Comunicação irá oferecer neste semestre as seguintes disciplinas optativas. Para se matricular em uma delas, solicite pelo CAGr no reajuste de matrícula até 02/09/2012:

ARA7223 – Tópicos Especiais em Educação e Cultura Digital – turma 06652 – 55 vagas
Ementa: Processo ensino-aprendizagem mediante as ferramentas e interfaces de informação e comunicação. Conceito de cultura digital e suas aplicabilidades. Modos de se relacionar social e culturalmente influenciados pela cultura digital. Processos criativos influenciados pela cultura digital. A influência das redes sociais na cultura digital.
ARA7231 – Tópicos Especiais em Tecnologias Digitais II – Introdução ao Projeto de sistemas embarcados – turma 06652 – 55 vagas
Ementa: Introdução ao tema, motivação. Especificação do produto e seus requisitos. Desafios de projeto em sistemas embarcados. Requisitos funcionais e não funcionais. Particionamento Hardware/Software. Aspectos de hardware – tecnologias para construção de sistemas eletrônicos. Aspectos de software – ferramentas de programação. Sistemas operacionais embarcados.
ARA7219 – Tópicos Especiais em Tecnologias Digitais – Computação móvel aplicada à Mobile Learning – turma 06652 – 55 vagas
Ementa: Origem, contexto e tendências. Conceitos de computação ubíqua, sistemas de comunicação sem fio, serviços de localização e posicionamento. Interfaces para dispositivos de dimensão muito reduzida. Sistemas de informação para suporte a mobilidade.