Resultado da Avaliação Discente Institucional de 2011.2 do curso de TIC

20/04/2012 10:32

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado pela Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004 com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

Neste processo avaliativo, os aspectos analisados pelo SINAES abrangem as políticas de ensino, pesquisa e extensão; responsabilidade social; desempenho acadêmico; gestão institucional; corpo docente e técnico-administrativo em educação; instalações, entre outros fatores.

Para permitir esta análise, o SINAES conta com três principais ferramentas de avaliação: das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, compostos por diversos instrumentos complementares, entre eles auto-avaliação, avaliação externa, ENADE, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).

Os resultados da avaliação serão base para processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento e a renovação de credenciamento de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação pelo MEC.

Desta forma, cumprindo a exigência do MEC e entendendo que a avaliação é um instrumento de diagnóstico na melhoria das ações desenvolvidas dentro da universidade, uma das avaliações internas na UFSC é realizada pelo Departamento de Avaliação e Apoio Pedagógico (DPA) vinculado a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Os resultados do questionário realizado no período de matrícula pelos alunos estão sendo disponibilizados para consulta da comunidade acadêmica e externa:

A Direção Acadêmica  já encaminhou o resultados aos interessados e espera que soluções e melhorias surjam a partir deste instrumento.

Além disso, agradecemos a participação de todos os envolvidos neste processo.